Trash Stress com Yoga Online
  • Home
  • Servicos
  • SOBRE
  • Blog
  • Contacto
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                            ES| PT|EN

Por quê ensinar Inteligência Emocional nas Escolas e no Trabalho?

1/31/2020

Comentários

 
professores ou pais falando sobre o ensino da inteligência emocional na escola
​Por quê fazer a Inteligência Emocional (IE) parte integral do curriculo nacional? Por quê deveria ser parte da formação profissional?

Um vídeo do Ted Talk by Michele Schnider levou-me a escrever este artigo já que muitos educadores e empregadores ainda não compreendem a importância da Inteligência Emocional e como pode impactar o futuro da humanidade. Na sua palestra, Michele compartilha algumas estatísticas que nos pede para que perguntemos: o que os estudantes e profissionais realmente precisam hoje que vai ajudá-los a tornarem-se pessoas mais plenas em 10 ou 20 anos? Ela partilhou que 65% dos alunos da escola média hoje vão ter trabalhos que ainda não existem. Também disse que profissionais podem ter por volta de 5 mudanças de carreira ao logo de suas vidas laborais. As pessoas vão ter que se tornarem aprendizes pela vida toda já que o passo das inovações vai ser mais acelerado, fazendo aprendizagem constante uma coisa rotineira.  

Como os seres humanos lidarão com tantas mudanças e tão rápidas? A resposta está em virar-se para dentro. Michele faz uma distinção entre inteligência e consciência. A primeira pode ser obtida pela Inteligência Artificial, mas a última não (pelo menos o que se pode prever). Portanto, alunos e profissionais devem aprender a encontrar um equilíbrio entre os dois. Inteligência permite-nos analisar, argumentar, organisar, etc. A consciência permite-nos sentir. Tais sentimentos leva-nos a intuição, a motivação, aos humores e a compaixão. 

Sempre fomos muito bons em desenvolver a inteligência, mas como desenvolvemos a consciência? Dando espaço para que as pessoas sintam! Isto pode ser practicado através do auto-cuidado como meditação e terapias. Também devemos respeitar expressões emotivas nas salas de aula e nos escritórios como a risada e a tristeza. 

Se pretendemos continuar relevantes no futuro, devemos mudar as coisas agora para adaptarmo-nos e prosperarmos. E que mudanças tens observado no teu ambiente escolar e laboral? Deixe abaixo vosso comentário! 

Comentários

    Autora

    Evelise é especializada em  Yoga e relaxamento para estudantes e profissionais que têm uma vida stressante ou que simplesmente estão a buscar uma perspectiva diferente. Ela ama escrever e compartilhar seus pensamentos em vários gêneros e midias. 

    Arquivo

    Setembro 2020
    Agosto 2020
    Maio 2020
    Março 2020
    Janeiro 2020
    Outubro 2019
    Agosto 2019
    Julho 2019
    Maio 2019

    Parceiros Recomendados

    Imagem
    Imagem
    Imagem
    Imagem
    Imagem
    Imagem
    Imagem
    Imagem
    Imagem

    Feed RSS

Proudly powered by Weebly
  • Home
  • Servicos
  • SOBRE
  • Blog
  • Contacto